Cidade de Piranhas/Alagoas

Município localizado no Alto Sertão Alagoano com uma população estimada de 23.716 habitantes e área de 409,1 km² (53,23 h/km²) é banhado pelo rio São Francisco e reconhecida como patrimônio histórico nacional pelo IPHAN, desde 2002. Encravada entre serras, a Cidade preserva a sua memória e encanta pelo seu enquadramento geográfico. Ponto de partida para a Região dos Cânions de Xingó, ainda instiga pela sua efetiva participação na época do Cangaço. Cenário de diversas produções cinematográficas orgulha-se em receber bem e transformar a sua viagem num acontecimento inesquecível.



Piranhas fica a 280 km da capital Maceió e a 230 km de Aracaju/Se. Faz parte da Região Caminhos do São Francisco e é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, está localizada as margens do Rio São Francisco, a cidade preserva um patrimônio histórico de estilo colonial do século 19 inicio do século 20.
Entrada da cidade


Centro histórico

Guarda a história marcante do Cangaço e da Estrada de Ferro Paulo Afonso por todos os lados, ao chegar à cidade podemos visitar o Museu do Sertão que através de seus acervos e vestígios relembram a época.

Também é possível visitar a orla Altemar Dutra e o Centro de Artesanato que tem uma variedade de peças da região, além de percorrer pelas ruas estreitas e vislumbrar os casarios coloridos que encantam a todos que passam pela cidade.


Vista do mirante secular



A história do cangaço, Virgulino Ferreira da Silva é um daqueles personagens brasileiros que até hoje deixam os estudiosos do tema descabelados com tanta informação desencontrada sobre a origem e o fim do périplo bandoleiro.

A Rota do Cangaço começa no atracadouro de Piranhas com um passeio pelo leito natural do Rio São Francisco. O cliente tem 2 opções fantástica de o Rota do Cangaço e o Eco Parque Rota do Cangaço.