quinta-feira, 10 de março de 2011

CASA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ARACAJU (CCTECA)

A Casa de Ciência e Tecnologia de Aracaju (CCTECA) completou um ano de funcionamento no dia 22 de março de 2010 , tendo recebido nesse período mais de 13 mil visitas, uma média de 1.200 por mês. A unidade, mantida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), alia diversão e conhecimento através de experiências cientificas e da observação do espaço. Estão à disposição do público 85 equipamentos, entre eles o Girotec, um simulador da ausência de gravidade; e o gerador de Van Der Graaf, um acelerador de elétrons que promove a eletrização do corpo que o toca.

Para comemorar o aniversário da CCTECA, estão expostos na casa 20 painéis de paisagens cósmicas. As imagens poderão ser conferidas durante todo o ano. "Essa é uma exposição permanente, resultado das comemorações no Ano Internacional da Astronomia, celebrado no ano passado com intensa participação da CCTECA. O objetivo é contar para os visitantes, principalmente para os estudantes, a história do universo como conhecemos hoje", conta o coordenador da unidade, José Augusto.


































Observação da LUA e do planeta SATURNO dias 12/03/2011 e 13/03/2011 das 18h às 20h30min.

Funcionamento

A CCTECA está localizada no Parque da Sementeira e fica aberta de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Nos sábados e domingos o atendimento ao público acontece das 14 às 17 horas. Uma equipe de monitores orienta o público, explicando o funcionamento dos equipamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindos